| Ford T completa 100 anos |
| |
O Ford Modelo T, veículo que pôs o mundo sobre rodas, completa 100 anos em outubro. Diversos eventos regionais estão programados para comemorar a data durante os próximos seis meses.
Um deles é a Festa T 2008, que acontece esta semana no estado americano de Indiana, com a maior concentração de Modelos T já vista fora da fábrica. Promovida pelo Clube Ford Modelo T da América, com patrocínio da Ford, ela reúne cerca de 1000 unidades vindas de várias partes do mundo, como Inglaterra, Noruega, Austrália e Nova Zelândia, e mais de 20000 fãs do veículo.
“Henry Ford e seu Modelo T ajudaram a mudar a paisagem da América no século passado, tornando o automóvel acessível para o cidadão comum”, disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford e descendente de Henry Ford. “O sonho do meu tataravô nasceu de um espírito genuíno de inovação, que hoje continua vivo em tudo o que fazemos na Ford. E o melhor modo de celebrarmos a honra do Modelo T é continuar a redefinir a sua visão para este século, produzindo veículos mais seguros, limpos, eficientes e acessíveis.”
O Modelo T entrou para a história em 1º de outubro de 1908. Henry Ford o chamava de “carro universal”. Ele tornou-se sinônimo de transporte barato e confiável, capaz de chegar a lugares em que outros carros e carroças ficavam pelo caminho, nas estradas ruins. Com isso, ganhou a aprovação de milhões de americanos, que o apelidaram carinhosamente de “Tin Lizzie”, ou “Lizzie de lata” (personagem famosa da época, Lizzie era uma empregada muito prestativa).
O Modelo T figura também como o primeiro carro realmente global da indústria. Em 1921, ele respondia por quase 57% da produção mundial de automóveis. Hoje, a Ford traz esse mesmo conceito na linha Fiesta, que está em praticamente todos os mercados do mundo, incluindo Europa, Ásia, África do Sul, Austrália e Américas.